Sexta, 29 Março 2024

texto de Gisela Roveri, do suporte ADVFN - http://blogs.advfn.com

1. Aprenda a ler realmente – Acho que todos nós sabemos a importância da leitura para qualquer área de nossa vida. O primeiro passo para começar a investir é conhecer exatamente onde você está entrando. Saber como funciona o mercado, o que é cada componente dele, entre outros detalhes fundamentais. Depois, ler sobre a experiência de outras pessoas que já estão há mais tempo e, o essencial, sempre ler revistas e jornais com as notícias do mercado e das empresas pelas quais está interessado, bem como as informações enviadas pelo RI dessas companhias e pela Bovespa. Não entre no mercado completamente desinformado, pois ele tem como base os acontecimentos e informações diários, gira em torno do que está acontecendo no mundo.

2. Tenha uma boa assessoria – Para começar algo novo, é sempre muito importante ter ao seu lado um profissional ou profundo entendedor da área para ajudar nos primeiros passos. Funciona assim também no mercado financeiro. Quando se está começando a investir, a corretora ou o banco escolhido tem de dar total apoio nas tomadas de decisão do cliente. Claro que isso exige que você gaste dinheiro, pois essas assessorias são cobradas e, de quanto mais ajuda você precisar, mais caro vai pagar. Entretanto, o investimento compensa muito mais do que entrar de cabeça no mercado, e pior, sem saber o que está fazendo. Pesquise a melhor corretora ou banco e o melhor preço para o que você precisa e se lembre de que nem sempre preço é sinal de qualidade.

3. Só invista aquilo que não for precisar – O maior erro de quem quer multiplicar seu capital é usar o dinheiro necessário para a sobrevivência. Investir é sim muito importante, mas o conceito disso diz que deve ser feito com o que temos sobrando ou que guardamos justamente para esse fim. Nunca se pode investir aquilo que vamos precisar para fins primordiais por dois motivos:

• O primeiro é que, se você vai precisar em breve, não há tempo de manipular esse bem a ponto de ele lhe trazer benefícios. Portanto, esse investimento vai apenas gerar custos desnecessários e lucro baixo.

• O segundo é o risco de perder aquilo que você não pode. Claro que perder é sempre ruim, mas perder por exemplo um dinheiro que estava reservando para algo essencial é pior ainda. A bolsa não é 100% segura, por isso, só arrisque o que não irá fazer tanta falta a você.

4. Diversifique sua carteira, mas mantenha-se informado – Todos ouvimos dizer que a melhor maneira de se resguardar contra as oscilações na bolsa é diversificando nossa carteira de ativos. Falam que isso diminui o risco de perdas, já que seu dinheiro está espalhado por diversas empresas ou até setores diferentes. Isso é verdade, mas tenha cuidado com essa diversificação se você não for uma pessoa cem por cento antenada nas novidades e notícias do mercado. Warren Buffett é o maior investidor do mercado e diz que não diversifica suas ações, pois é necessário conhecer a fundo as companhias em que investe. Se você diversifica muito, é incapaz de acompanhar cada uma. Claro que estamos falando de um grande investidor. No caso de pequenos investidores, o que possuímos de informação é aquilo que a mídia e as em- presas divulgam. Quando se tem um ativo em sua carteira, é primordial o acompanhamento da companhia. Deve-se estar a par das notícias e novidades ocorridas dentro dela para não ser pego de surpresa por algum contratempo e poder correr na hora certa, se necessário. Segurar um ativo por falta de informação pode ser muito perigoso e trazer prejuízos imensos. Portanto, diversifique sim, mas sempre de maneira a poder acompanhar cada uma das empresas nas quais seus investimentos estão sendo feitos.

5. Deixe de lado o sentimentalismo – Duas coisas que não combinam são mercado financeiro e sentimentalismo. Caso seja do tipo que se apega fácil aos bens materiais, pode começar a se desfazer desse sentimento de posse antes de entrar no mercado. Apegar-se a um ativo por gostar da empresa, por ter sido seu primeiro ativo ou qualquer outro motivo não é nada saudável para o mercado financeiro. Na bolsa, você tem hora certa de comprar e vender, e deixar passar uma oportunidade por sentimentalismo pode ser fatal para seus investimentos. Está achando isso absurdo? Como alguém se apega a uma ação? Acredite, acontece muito e esse é um dos principais motivos dos prejuízos na bolsa. O que vai comandar a compra ou a venda de um ativo é a análise fundamentalista e técnica dele, e nunca o feeling de cada investidor.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome