ARM Logística: 13 anos de soluções!

Hoje, comemoramos com alegria e orgulho os 13 anos de conquistas e superações que moldaram a his...

Leia mais

Cargill abre 253 vagas de estágio em vários estados

Oportunidades estão disponíveis em 13 estados para estudantes das áreas de ciências humanas, e...

Leia mais

Luiz Alberto Costa Franco é engenheiro civil, ex-diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e consultor de dragagem. Foi chefe do serviço de dragagem do Porto de Santos e é colaborador do Portogente

Em primeiro lugar peço que ao lerem esta matéria não coloquem de pronto um acento agudo na letra “E”.

A princípio, não estou dizendo que a dragagem condominial seja a solução das profundidades do porto de Santos considerando o entendimento prevalente de que um grupo de usuários do porto assumissem tal responsabilidade num modelo de condomínio.

Na prática, o porto de Santos já se constitui, ou deveria, em “condomínio” cujas áreas comuns “entre elas os canais de acesso” apresentam-se como de interesse de todos. Neste caso, as profundidades desses canais é que serão objeto de interesse de cada terminal. Considerando cada terminal como um condômino individual, pode não haver, necessariamente, convergência na definição das profundidades mais adequadas a serem mantidas. Por outro lado, existem Leis que definem as obrigações e deveres dos condôminos cujas aplicações certamente trariam mais embaraços à já tão tumultuada solução “das profundidades dos canais”.

É voz corrente que a solução para as profundidades dos canais seria a privatização das dragagens.

Cumpre esclarecer que há muito tempo o Governo deixou de executar os serviços de dragagem, portanto, a execução dos serviços de dragagem é, ou tem sido, atribuído ao setor privado.

Então, onde é que erramos?

Em primeiro lugar erramos no foco. O foco são as profundidades e não os serviços de dragagem. Apesar disso, continua-se a discutir apenas a dragagem. E o pior, não houve e não há qualquer consideração que trate do método a ser empregado, da eficiência da draga, de técnicas a serem adotadas e de reduções de custos que inclui, obrigatoriamente, prazos maiores que permitam uma economia de escala.

Temos solução?

Temos.

Sendo o foco as profundidades dos canais e acessos aos berços propõem-se a mudança real de paradigma dos serviços de dragagem. A remuneração desses serviços seria vinculada à manutenção das profundidades e não mais ao volume de material dragado medido, quer nas cisternas quer “in sito”.

Com a finalidade de se reduzir seus custos propõem-se a dilatação do prazo de execução e manutenção das profundidades dos canais, imagina-se o mínimo de 10 anos.

O que se propõe é possível?

Podemos afirmar que sim, no que se refere ao prazo, tratando-se de um serviço continuado teríamos a possibilidade legal de se chegar muito próximo do prazo imaginado como ótimo.

Quanto aos custos, mais ainda viável, haja vistas que na última licitação desses serviços realizada pela Codesp, , houve uma redução de mais de 37% nos custos orçados entre as três (3) primeiras colocadas, apesar de cláusula prevendo a possibilidade de interrupção do contrato no caso da SEP emitir a OS para a empresa contratada, para os mesmos serviços.
Presumimos que se forem considerados todos os quesitos técnicos disponíveis para a execução dos serviços resultaria em economia, distribuída a todos os usuários (condôminos) de cerca de 50% dos atuais valores.

Domínio exercido juntamente com outrem; copropriedade.
2.O objeto de condomínio (1).
cujos moradores dividem diversas despesas (com pessoal, manutenção etc.).
Matéria, assunto de interesse, de estudo.
4.Motivo, causa de um acontecimento, de uma ação etc.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Notícias