Quinta, 28 Março 2024

O presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, disse que a ligação seca entre Santos e Guarujá é uma das prioridades da desestatização do Porto de Santos e que a meta é realizar a licitação do túnel até o final do ano. A despeito dos desafios enfrentados, o Ministério da Infraestrutura pretende enviar o projeto de desestatização do Porto para o Tribunal de Contas da União até este mês e finalizar o processo até dezembro. Diante disso, a modelagem do túnel começa a ser discutida pelas prefeituras de Santos e Guarujá e por especialistas.

Projeto do túnel atual jpeg

Porém, um artigo publicado recentemente no site da revista Carta Capital pelos arquitetos urbanistas da região, Carlos Alberto da Silva Junior e José Marques Carriço, ressalta que a nova concessionária que assumir o Porto poderá alegar que os custos previstos no edital são impraticáveis, restando ao Estado brasileiro assumir esse compromisso. O artigo também aponta uso eleitoral da ligação seca.

Sob o aspecto técnico, os arquitetos analisaram a proposta apresentada no “1º Fórum Vou de Túnel” e apresentam problemas no projeto, tanto na sua inserção nas vias urbanas de Santos, quanto em Guarujá. O texto afirma que o projeto não atende à melhoria das condições de mobilidade de milhares de trabalhadores e que a atual modelagem pode prejudicar o trânsito nas duas cidades, além de afetar equipamentos urbanos importantes, como a Praça 14 Bis em Guarujá, com a construção de viadutos.
Os articulistas afirmam que a redução nos valores da obra que a nova proposta traz tem apenas um beneficiário, o concessionário. E sugerem que o pedágio remunerado para manutenção do túnel poderia seguir nas mãos do poder público, para haver maior controle social sobre o valor das taxas cobradas e o destino da arrecadação, revertendo em melhorias no transporte público.

As sugestões dos arquitetos urbanistas precisam ser incorporadas no projeto, gerando um debate produtivo entre todos os agentes envolvidos. Afinal, a campanha Vou de Túnel informa que a defesa do projeto é para que a população tenha um projeto que possibilite a integração de modais, redução de impacto ambiental e das desapropriações, gerando desenvolvimento da região do Porto e trazendo desenvolvimento econômico e social para toda a região. Logo, a luta centenária pela construção de uma ligação seca deve ser apropriada pela população e pelas instituições.

As cidades já estão envolvidas na discussão sobre a modelagem do túnel e sua inserção nas vias urbanas e espera-se que em breve a população também participe deste debate. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto Ferreira da Silva, informou que nos próximos dias vai se reunir com a Autoridade Portuária para discutir formas de inserir o túnel na cidade. A proposta é prezar pelo desenvolvimento econômico, pela qualidade de vida dos moradores, de forma a evitar o adensamento de trânsito na cidade. Segundo ele, o município aguarda boas notícias sobre o aeroporto, que deverá ter conexão com o túnel. O secretário salientou também a importância de pensar os projetos integrados ao Porto e à cidade, assim como o VLT.

A Prefeitura de Santos informou que órgãos técnicos da Prefeitura de Santos têm discutido as diretrizes do projeto para o túnel com foco nas suas interferências na cidade. A partir da conclusão do projeto-executivo da obra, que será desenvolvido pela União, a Prefeitura dará encaminhamento às mudanças viárias necessárias dentro da malha urbana do município para absorver o fluxo de veículos oriundo do novo acesso.

Independentemente da desestatização do Porto, a região dá sinais, ao longo dos anos, de que o sonho da ligação seca precisa ser finalmente viabilizado, em prol do desenvolvimento da Baixada Santista e da qualidade de vida da população. Afinal, a demanda por melhoria da mobilidade pública é notória – volta e meia, balsas da travessia apresentam problemas. O debate sobre deslocamentos mais eficazes na região, como parte do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista, está sendo promovido pela Agência Metropolitana da Baixada Santista, com participação da sociedade, e o ideal é que o túnel também faça parte dessa discussão.

O túnel é uma demanda real e não pode depender apenas do projeto da desestatização. Como pontuou a jornalista e especialista em Finanças Públicas Verônica Mendrona na imprensa recentemente, não faltaram formas de se viabilizar o projeto ao longo dos 100 anos de luta pela ligação seca. “O túnel poderia ter sido feito com verba do frete da Maria Mercante, que é um valor absurdo, ele poderia ter sido feito por um consórcio de cidades que teriam o solo beneficiado – Santos, Guarujá e Bertioga. Ele poderia ter sido feito pelo governo do Estado, já que toda infraestrutura fica concentrada na capital. Quando se vai colocar um R$ 1 bilhão no metrô não é nada, mas no túnel parece que é muito”.

A notícia de que que o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes - projeto inspirado na modelagem do túnel entre Santos e Guarujá - vai a licitação, prova que construir uma obra desta dimensão no Brasil é possível, desde que haja um real empenho político, econômico e social.

Marcia editada* Jornalista, fotógrafa, pesquisadora, docente, pós-doutora em Comunicação e Cultura e diretora da Cais das Letras Comunicação. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias