Sexta, 19 Abril 2024

A coluna Cais das Letras divulga entrevista com Jarbas Vieira Marques Júnior, presidente do LIDE Santos, sobre a organização do 1º Fórum Lide Santos de Logística Integrada da Baixada Santista, previsto para acontecer neste primeiro semestre.

600 Jarbas Lide Santos Ago19 0006Jarbas Vieira Marques Júnior, presidente LIDE Santos, grupo que líderes
empresariais da região do litoral paulista. Crédito: Divulgação.

O Lide prepara o 1º Fórum Lide Santos de Logística Integrada da Baixada Santista. Como surgiu a proposta do evento? Foi a partir de uma demanda local?
A ideia surgiu da necessidade da região discutir a logística de forma integrada, e não voltada somente ao Porto de Santos. Em breve, deveremos ter na região um ou dois aeroportos para passageiros e mais um complexo logístico multimodal, que contará com um aeroporto de cargas, e precisamos discutir os diversos modais: aquaviário, aeroviário, ferroviário e rodoviário.

Qual é a programação?
O evento está programado para ocorrer como um fórum, dividido em dois painéis. O primeiro será: "A importância da integração dos modais no desenvolvimento da Baixada Santista. Já o segundo será: "Retomada do crescimento econômico: Principais impactos na logística integrada", que agora com o Covid-19 torna-se mais importante discutirmos.

Participarão do evento empresas do porto, de cargas, empresas aéreas, ferroviárias e representantes da EcoRodovias para discutir o futuro de Santos. Quais as principais empresas e instituições participarão e quais os debates que se pretende em torno da logística?
O Lide é um grupo que conta hoje com mais de 1.700 empresas no Brasil. Na Baixada Santista são 53. Participarão do evento representantes do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, além de membros do Lide e convidados que tenham ligação com o tema.

A questão da mobilidade pública será um dos principais temas discutidos nas eleições. VLT e ligação seca estarão nessa pauta do Fórum sobre logística?
Inicialmente, a mobilidade seria um dos temas, mas optamos para fazer em um segundo momento, por ser um tema que merece evento específico para tratar de suas particularidades.

O projeto do VLT está em expansão. Sobre o projeto da ligação seca, o tema ainda não encontrou um consenso. Como o Lide pensa uma solução para a questão, já que o projeto da ponte não tem encontrado aprovação do setor portuário? O Lide conhece o projeto do túnel, que integra o VLT?
É um tema bastante importante para nossa região e já vem sido discutido internamente nas reuniões do LIDE Santos. Ainda não sabemos se iremos colocar o assunto durante o fórum, pois é um tema bastante polêmico e nossa intenção não é gerar um debate acalorado e nem criar polarização, principalmente num ano de eleições. Mas é um tema que está na nossa pauta.

E sobre a questão das ferrovias, o debate também prevê este tema?
Sim. Em razão da pandemia mundial causada pela Covid-19, ainda não confirmamos a presença das empresas desse modal, mas já estamos alinhando para que participem. Estamos estudando trazer um representante da indústria e um do agronegócio.

Marcia editada* Jornalista, fotógrafa, pesquisadora, docente, pós-doutora em Comunicação e Cultura e diretora da Cais das Letras Comunicação. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias