Caros leitores,
Hoje, falaremos dos canais de navegação americanos construídos antes da invenção das estradas de ferro os quais foram o embrião da integração modal.
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Nos Estados Unidos, desde a segunda metade do século XVIII, 1765, já havia a planos e projetos para a construção de canais artificiais ligando os rios navegáveis as áreas produtivas e também as principais cidades do próspero nordeste americano.
Esse período que se estende até 1830 foi denominado de Febre dos Canais, pois todos os estados dessa região investiram pesadamente na construção de canais, barragens e eclusas com a finalidade de promover a navegação fluvial.
O próprio George Washington participou dos estudos do Estado da Virgínia tendo feito a viagem pelo Vale do Rio Ohio antes de 1765 que resultou na fundação da James River Company em 1785, da qual foi o presidente honorário. Para retratar o esplendor desse período descrevemos a seguir alguns dos 36 canais construídos a leste do Rio Mississipi:
· Indiana – Canal Society of Indiana ligando Wabash ao Erie – 1832
· Maryland – Chesapeake and Ohio Canal – 1824
· Massachutts – Canal de Boston ao Rio Hudson em New York – 1826
· New Jersey – Morris Canal conexão entre os lagos Leigh e Hopatcong – antes de 1800 além do Delaware Raritan Canal.
· Pennsylvania – Schuylkill Navigation – 1816 no Union Canal entre Reading e Middletown, além da Main Line entre Philadelphia e Pittsburg em 1824.
O principal canal foi o Erie Canal ligando os Grandes Lagos ao Porto de New York através de Bufallo e Albany e os investimentos públicos e privados construíram até 1830 mais de 1.400 milhas (2.250 km) somente no Estado da Pennsylvania. Esse processo se estendeu posteriormente para os estados do sul e oeste como o Tennessee, Michigan e Illinois.
Mapa localiza principais canais em território norte-americano
entre os anos de 1825 e 1860
A febre dos canais começou a declinar no início da década de 1830 com a construção das primeiras estradas de ferro na América do Norte, lembrando que a primeira ferrovia foi construída na Inglaterra em 1825 (leia ‘A locomotiva a vapor’), as quais eram mais baratas, mais fáceis de executar e podiam atingir qualquer parte do território mesmo distante dos rios, lagos e canais.
Entretanto, um fato importante ocorreu nesse período de transição de tecnologia de transporte, quando muitas das novas ferrovias foram construídas a partir desses canais e rios navegáveis, propiciando dessa forma um embrião de integração dos dois modos de transporte.
A premissa todo grande porto se localiza na desembocadura de um grande rio navegável, que já era praticada na época, fez que o transporte fluvial continuasse a ser importante, agora não mais o único, para integrar toda uma região econômica e socialmente.
Esse mesmo procedimento ocorreu na França (leia ‘O primeiro meio de transporte organizado na França’), na Inglaterra, na Alemanha além de outros países europeus. No Brasil, infelizmente, a navegação fluvial durante esse período existiu apenas nos trechos navegáveis de nossos rios, sem nenhuma obra de melhoramento ou integração, as quais somente começaram a ser construídas na segunda metade do século XX, com as barragens e eclusas do Rio Tietê e as dos rios Ibicuí e Jaquarí no Rio Grande do Sul.
Referências bibliográficas
The American Canal and Transportation Center, The Best from American Canals II, Willian H. Shank, 1984.
www.mapsites.net/.../webpages/isaacs/Econasp.htm
www.latinamericanstudies.org/19-century/us-canals.jpg
www.dandrcanal.com/history.html
www.tnhistoryforkids.org/students/4_history_7
www.cityofclifton.com/images/history/Steamboats%20at%20Landing.jpg