Quinta, 18 Abril 2024

O Porto de Southampton é um importante porto de passageiros e de carga localizado na parte central da costa sul da Inglaterra. Beneficia-se de uma localização protegida naturalmente por barreiras contra as fortes correntes marítimas, das chamadas marés duplas, únicas onde observa-se aumento de profundidade constante, próximo de estradas e com ligações vantajosas com ferrovias, reduzindo o custo de transporte da carga do cais para o interior. Operado pela Associated British Ports desde 1982, o porto é o local do terminal de cruzeiros mais movimentado e segundo maior porto em termos de contêineres movimentados no Reino Unido.

Imagem: Wikipedia Commons

southampton

Visão noturna do cais

O porto está localizado a cerca de 16 km do centro de Southampton, entre a confluência dos rios Test e Itchen. A entrada do porto é protegida contra os efeitos do mau tempo por conta da proteção natural da Ilha de Wight. Outras vantagens incluem um interior densamente povoada e proximidade a região metropolitana de Londres.

A amplitude de maré média é de aproximadamente 1,5 metros, com 17 horas diárias de águas em maré alta, graças ao efeito de maré dupla do porto. Este fato permite que os maiores navios porta contêineres e de cruzeiro acessem o porto por até 80% do tempo, de acordo com o operador do terminal de contêineres DP World Southampton. Um equívoco comum é que a maré dupla é causada por uma amplitude de maré subindo em cada margem da Ilha de Wight. No entanto, o efeito é causado pelo resultado do fluxo das marés através do Canal Inglês, onde a maré alta em uma margem ocorre ao mesmo tempo que a maré baixa em outra margem e, como o porto está localizado no centro deste movimento, é beneficiado pelo fluxo contínuo.

Cenário atual e projetos de melhoria

O principal terminal do porto é o específico para conteineres, o DP World Southampton. O terminal de contêineres tem 85 hectares de terra,  sem contar os outros 375 hectares nas chamadas Western Docks, a parte mais antiga do porto, disponíveis para as operações portuárias. A capacidade no comércio de contêineres do porto é de 5 navios post panamax operando simultaneamente. Isto o torna o segundo maior tal terminal do país, logo atrás de Felixstowe.

A linha ferroviária de Southampton foi recentemente atualizada para ser capaz de lidar com a modalidade de embarque double stack. A mesma interliga-se com outro importante porto britânico, Birmingham.

Existem planos de expansão para a ampliação do terminal de contêineres, nos berços 201 e 202. O cais será reconstruído, e terá mais de 500 metros de comprimento. Além disso, trabalhos de dragagem atuais estão aumentando a profundidade para 16 metros, o que viabilizará a operação dos maiores porta conteineres do mundo. A previsão de término destas obras está fixada em meados de 2014.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias