Porto de Shanghai

O Porto de Shanghai, loclaizado nos arredores da cidade, compreende um porto marinho de águas profundas e um porto fluvial. Em 2010, ultrapssou o porto de Cingapura em termos de movimentação, tornando-se o maior do mundo no quesito, com cerca de 29 milhões de TEU’s movimentados. No total movimentado de 2011, estabeleceu um novo recorde de movimentação em toda a história, com cerca de 30,5 milhões de TEU’s movimentados. Suas fronteiras geográficas compreendem o Mar do Leste da China ao Leste e a baía de Hangzhou ao Sul. Nele tambpem localizam-se a foz dos rios Yang-Tze, Huangpu e Qiantang. É administrado pela operador portuário Shanghai International Port, empresa pública, da qual 44% dos lucros são repassados à prefeitura municipal de Shanghai.

Histórico

Durante a dinastia Ming, a hoje cidade de Shanghai era parte da província de Jiangsu, e, até então, era apenas uma pequna cidade. Porém, por conta de sua localização, na foz do rio Yang-Tze, cresceu no ritmo do comércio, principalmente na dinastia Qing. Com o passar do tempo, foi absovendo o comércio que antes era feito pelos portos de Ningbo e Guangzhou para tornar-se o maior em território chinês.

Em 1842, foi aberto para o comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento de Shanghai no cenário mundial. No começo do século 20, era a maior cidade do Oriente, e o porto, também, era considerado como o principal da Ásia. Em 1949, com a revolução comunista, os níveis de comércio caíram drasticamente, e, com isso, o desenvolvimento e infraestrutura do porto foram severamente afetados. Somente no ano de 1991, o governo permitiu que a cidade iniciasse sua reforma econômica, e, desde então, o porto desenvolve-se em níveis elevados. Em 2005, o porto de águas profundas de Yangshan foi construído, e interligado com Shanghai via ponte de Donghai, o que aumentou ainda mais o desenvolvimento, e aqueceu ainda mais o mercado, aumentando também a concorrência comercial com o porto vizinho de Ningbo, interligado com Zhoushan.

Zonas portuárias

O porto tem, em sua area, 5 zonas de trabalho:

  • Estuário do Yang-Tze
  • Foz do rio Huangpu, em Wusongkou
  • Waigaoqiao, em Pudong
  • Porto de Yangshan (Mar do Leste da China e baía de Hangzhou)
  • Costa de Pudong (Mar do Leste da China)
comments powered by Disqus