Segunda, 18 Março 2024

É o segundo mais movimentado porto de contêineres nos Estados Unidos, logo após o Porto de Los Angeles, que localiza-se próximo ao porto de Long Beach. Ocupa 3.200 hectares (13 km²) de terreno com cerca de 40 quilômetros totais de cais na cidade de Long Beach, Califórnia. Está localizado a menos de 3 quilômetros a sudoeste do centro de Long Beach e aproximadamente 40 quilômetros ao sul do centro de Los Angeles. Emprega, atualmente, cerca de 320 mil pessoas na região.

Imagem: Port of Long Beach

longbeach

Porto é um dos mais importantes dos Estados Unidos

Histórico e desenvolvimento

O porto de Long Beach foi fundada em uma área de 800 acres (3,2 km2) de lodaçal em 24 de junho de 1911, na foz do rio Los Angeles. Em 1917, o primeiro Conselho de Comissários do porto foi formado para supervisionar as operações portuárias. Devido à economia em expansão, foi aprovado um investimento de USD 5 mi, números altos para a época, para obras de aprimeoramento do porto. Ao final de 1920, mais de um milhão de toneladas de carga foram movimentadas pela primeira vez, e pieres adicionais foram construídos para acomodar a crescente demanda.

Em 1921, foi descoberto petróleo no Long Beach Oil Field e em torno de Signal Hill, uma pequena cidade da região. Em 1932, o quarto maior campo de petróleo dos Estados Unidos, o Wilmington Oil Field, foi descoberto. Muito deste campo estava logo abaixo de Long Beach e da própria área do porto. As centenas de poços de petróleo de Wilmington Oil Field proveram receitas oriundas do petróleo para a cidade e para o porto de Long Beach. O primeiro poço de petróleo no mar foi descoberto em 1937. Em meados da década de 1930, o porto foi ampliado, em grande parte devido à necessidade de transporte de petróleo para o mercado externo, por conta da imensa produção de petróleo da Bacia de Los Angeles causar escassez de estruras portuárias para os mercados dos Estados Unidos.

A extração de centenas de milhões de barris de petróleo causaram preocupação com relação ao perigo de subsidência, que, refere-se ao deslocamento para baixo de uma superfície terrestre, por conta dos espaços deixados pela intensa atividade petrolífera. Tal fenômeno geológico alterou a configuração das marés, fazendo-se necessários estudos e implementação de diques na região para o controle das águas. Nos anos 60, a chamada Operação Big Squirt, uma audaciosa operação de reposição de material onde antes havia pertóleo, foi iniciada, com a injeção de água nos antigos campos de petróleo para que o solo não mais cedesse. A operação foi bem sucedida, e o problema foi resolvido.

Com a rápida expansão das preocupações quanto a poluição, o Porto de Long Beach instituiu programas para prevenir e controlar os derrames de petróleo, conter possíveis restos de carga e lixo, e efetivamente inplementar programas para gerenciar o tráfego de navios. Devido a seus esforços, o porto foi premiado pela Associação Americana de Autoridades Portuárias com o Enviromental E Award, tornando-se o primeiro porto do Ocidente a receber tal prêmio.

Em 1980, com a melhoria das relações entre os Estados Unidos e a China, o porto enviou funcionários para a República Popular da China pela primeira vez. Menos de um ano depois, a China Ocean Shipping Company inaugurou seu ramo de transporte internacional e designou Long Beach como seu primeiro porto de escala dos Estados Unidos. A corena Hanjin Shipping também estabeleeu relação sólida com o porto e abriu um terminal de contêineres póprio, de 57 hectares (230.000 m2) no Pier C do porto, em 1991. Após isto, a chinesa COSCO, repetiu o modelo de negócio com o porto de Long Beach em 1997.

A partir do final da década de 1990 até 2011, o Porto de Long Beach observou aumento exponencial do tráfego e crescimento com o arrendamento de terminais. Em 1997, cerca de 1 milhão de TEU's passaram pelo porto. Em 2005, esse número triplicou para quase 3,3 milhões de TEU's. No ano de 2013, o porto movimentou cerca de 6 milhões de TEu's, o que o posiciona em 23º no ranking global de movientação de contêineires.

Iniciativas ambientais

Plano de ação "Ar Limpo" (Clean Air Action Plan)

 

É um programa de qualidade do ar adotado pelos portos de Long Beach e Los Angeles, com início no ano de 2007. 

Caminhões antigos, a diesel, que não estavam de acordo com as normas atualizadas da indústria no EUA para a deminuição da emissão de poluentes, tiveram a entrada proibida no porto a partir de Outubro de 2008. O programa inclui requisitos de concessão de operação voltados para a aplicação de caminhões que emitem menos poluentes, garantir um serviço de curta distância de confiança, e melhorar a qualidade do ar e as condições de segurança operacional. Em suma, os caminhoões que atendem as novas normas federais emitem cerca de 80% menos poluentes, e o porto dispõe-se a trabalhar apenas com estes veículos. 

Portanto, o programa exige aos proprietários de caminhões a renovação da frota, com a ajuda de doações ou empréstimos subsidiados pelo porto ou por um fundo espcial, com financiamentos inclusos. 

Programa de incentivo Bandeira Verde (Green Flag incentive program)

O porto também voltou sua atenção para a poluição oriunda dos navios, e estabaleuceu assim o programa de incentivo Bandeira Verde. A inciativa foi criada para incentivar os navios a desacelerar, a fim de melhorar a qualidade do ar. O programa prevê aproximadamente USD 2 milhões por ano em descontos nas operçaão portuárias para os operadores de navios que diminuem a velocidade de suas embarcações para 12 nós (22 km/h) ou menos dentro de um raio de 30 quilômetros do porto.

 

Política do Porto Verde (Green Port Policy)

Foi adotada pelo porto de Long Beach em 2005, em um esforço para reduzir a poluição na região de de Los Angeles e Long Beach. A política estabelece um quadro para melhorar o habitat dos animais selvagens, melhorando a qualidade do ar e da água, a limpeza do solo e de sedimentos submarinos, e criar uma cultura portuária sustentável. Os princípios orientadores da política Porto Verde são a proteção da comunidade dos impactos nocivos de operações portuárias ambientais, distinguir o porto como um líder em gestão ambiental, promover a sustentabilidade, empregar a melhor tecnologia disponível para evitar e reduzir os impactos ambientais, e envolver e educar a comunidade.

 

 

 

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