Sexta, 29 Março 2024

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (acrônimo português: AITA) ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em inglês, International Air Transport Association ou IATA (que é universalmente usada), é uma organização internacional de linhas aéreas sediada em Montreal, Quebec no Canadá. Em 60 anos de história, a IATA desenvolveu os padrões comerciais que foram as bases para uma indústria global. A missão da organização, definida por ela própria, é de representar, liderar e servir a indústria aérea, com cerca de 240 empresas membras, de 126 países, que representam um market share global de aprximadamente 85%. A fundação ocorreu em Havana, no mês de Abril, ano de 1945. Foi o projeto piloto para a cooperação entre linhas aéreas no que se refere a segurança, confiabilidade e economia de custos nos serviços aéreos, para o benefício dos consumidores. Para que tenha-se uma idéia do crescimento da representatividade, em sua fundação, possuía 57 membros, de 31 países.

Veja Também

 

Vantagens da IATA

 

As vantagens da IATA são:

  • Para as Empresas Aéreas a IATA oferece soluções conjuntas - além dos recursos próprios de cada empresa - para explorar oportunidades e resolver problemas. As Empresas Aéreas interligam suas redes individuais num sistema de abrangêngia mundial através da IATA, a despeito das diferenças de idioma, moeda, legislação e hábitos. A IATA também economiza dinheiro.
  • Para os governos a IATA desenvolve padrões operacionais para o setor. Representa também a fonte mais rica de experiência acumulada e conhecimentos específicos sobre a qual os governos podem se apoiar. Em questões de segurança e eficiência do transporte aéreo a IATA contribui com a política estabelecida da maioria dos governos, permitindo economizar grandes esforços e recursos que de outra forma deveriam ser gastos em negociações bilaterais, como por exemplo, tarifas.
  • Para os terceiros a IATA funciona como como um elo de ligação coletivo entre eles e as Empresas Aéreas. Agentes de Viagem e Carga podem representar comercialmente as Empresas no mercado através da IATA e beneficiar-se da neutralidade aplicada nos padrões de serviço às agências e do nível de profissionalismo alcançado na prestação desses serviços.

 

(Fonte: Site IATA Brasil)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias