Sexta, 26 Abril 2024
publicado originalmente pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES)

A Codesa está enviando para a casa de todos os aposentados um documento informando que companheiros têm “débitos não liquidados relativos a despesas médico-odontológicas efetuadas na rede conveniada da instituição”. No entanto, muitos companheiros não têm qualquer pendência relativa ao uso do plano de saúde e estão se sentindo constrangidos com a cobrança supostamente indevida.

A empresa ainda dá um prazo até o dia 25 de abril para que o codesiano se apresente ao Departamento de Recursos Humanos da empresa, sob ameaça de suspensão e/ou cancelamento dos atendimentos prestados.

O Suport-ES não aprova este comportamento da empresa de fazer cobranças e pressionar os companheiros desta forma, sendo que nem ao menos se apresentou para o diálogo na comissão que discute a questão do plano de saúde da Codesa.

Desde a nossa greve de 24 de janeiro, a empresa se comprometeu a retomar o serviço médico aos moldes antes praticados em cumprimento às cláusulas do ACT 2013/2014 e a discutir o assunto na comissão. Esse foi o acordo que nos fez acreditar numa solução, e por isso suspendemos o movimento após seis horas de protestos, sendo que a previsão era de durar 24 horas.

Depois, retornamos à comissão. A empresa retomou o atendimento, mas não apresentou agenda para reunião da comissão e, desde então, vem tomando posições unilaterais no sentido de mostrar que algo está sendo feito sobre o atendimento médico. Entretanto, até agora nenhuma solução concreta foi sequer discutida. Parece que a empresa só quer tumultuar e enquanto isso faz terror com a categoria, que está com medo de ter sua saúde ameaçada por conta de decisões arbitrárias por parte da empresa.

Isso mostra que a companhia docas parece não ter compromisso com o sindicato e muito menos com a categoria, pois não vem conseguindo resolver o problema do plano de saúde, o que dirá do Portus, cuja dívida é muito maior. As Companhias Docas devem milhões aos associados ao Portus, então é certo que ela nos deve muito mais do que nós a ela, se é que devemos alguma coisa.

Os aposentados dedicaram sua saúde pela construção e desenvolvimento do porto, numa época em que nem se falava sobre o uso de equipamentos de proteção. Agora que muitos estão doentes ou com a saúde debilitada, a Codesa vem cobrar dinheiro desses aposentados? Mas não se desesperem, companheiros. Estamos tomando as devidas providências e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome