Sexta, 19 Abril 2024
Pelo terceiro mês consecutivo, os portos públicos baianos, Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus registraram recordes de movimentação de carga, alcançando 990 mil toneladas, fechando o trimestre com um total de 2,8 milhões de toneladas, o melhor desempenho no período em toda a história. Responsável pela administração dos portos, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças considera que os números que vêm sendo alcançados são indicadores otimistas em relação ao desempenho do Complexo Portuário Baiano para 2014.

“A combinação de investimentos públicos e uma política comercial agressiva estão influenciando nos resultados positivos do nosso complexo portuário, com repetidas quebras de recordes, o que nos deixa otimistas em relação ao desempenho este ano”, ressaltou.

De fato, o crescimento da movimentação de cargas nos Portos Baianos vem se firmando desde 2013. No ano passado, os portos públicos somados aos seis terminais privados movimentaram 36 milhões de toneladas, reafirmando a Bahia entre os estados de maior atuação no setor em todo o país e o primeiro do Nordeste. Em 2014, as 2,8 milhões de toneladas alcançadas nos três primeiros meses, segundo o presidente da Codeba, “mantém, no mínimo, a mesma tendência do ano anterior”.

No mês de março, o principal desempenho foi Aratu-Candeias, com 611 mil toneladas, influenciado fortemente pelos novos embarques de minério de ferro. Em Salvador, o destaque foi os produtos da pauta de exportação, principalmente celulose e petroquímicos, além da performance do terminal de contêineres que superou os 24,5 mil TEUs e Ilhéus manteve a mesma movimentação da média dos de janeiro fevereiro, alcançando no trimestre 28 mil toneladas, superando o resultado no mesmo período de 2013.

O desempenho na movimentação de cargas tem influenciando positivamente na corrente de comércio gerada pelos portos baianos. Dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Site Alice Web), indicam a que o total apurado no primeiro trimestre deste ano foi da ordem de US$ 4,1 bilhões contra US$ 3,8 bilhões para o mesmo período de 2013, incremento de 8%.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome