Terça, 19 Março 2024

A Superintendência do Porto do Rio Grande assinou contrato para a obra de modernização de 1.125m de cais do Porto Novo. Na ocasião, estavam presentes o Secretário Executivo da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira, o Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS, João Matos, o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o Prefeito Alexandre Lindenmeyer, a Reitora da Furg, Cleuza Dias, o Deputado Federal Henrique Fontana e o Presidente da Cejen Engenharia, empresa vencedora da licitação, Ceciliano José Ennes Neto.

Estiveram presentes também na solenidade colaboradores, representantes dos operadores portuários, sindicatos da orla portuária, órgãos anuentes e imprensa.

A obra dará ao Porto do Rio Grande, no cais público, as condições necessárias para atender o mercado nos próximos 50 anos. Além disso, a melhoria promovida também trará reflexos na receita operacional da SUPRG e na qualificação nas atividades portuárias do Estado do Rio Grande do Sul.

Em sua fala, o Superintendente do Porto destacou a necessidade de planejar o crescimento do porto gaúcho. Lopes agradeceu o empenho e a atenção da Secretaria de Portos por entender a importância da obra do cais. “Com esta modernização teremos um porto mais competitivo e com capacidade de fazer este trabalho, que hoje já bem faz, que é o desenvolvimento do estado do RS. Esta obra é uma conquista coletiva, de grande necessidade e reivindicada há muito tempo pela comunidade portuária”.

Além disso, o Superintendente destacou que a modernização proporciona segurança na navegação e tranquilidade para os operadores portuários. “Queremos garantir o bom desempenho que o porto hoje já apresenta. Estamos fechando o primeiro semestre com 19% de crescimento na produção. Devemos chegar no no final do ano com 35 milhões de toneladas movimentadas no complexo portuário. Isso se dá pela capacidade e empenho da comunidade portuária. Por isso, é uma alegria para a nossa equipe o momento dessa assinatura”, concluiu.

O Secretário executivo da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira, salientou que o Porto do Rio Grande hoje é extremamente importante para a economia nacional, não somente para o RS ou o extremo sul do país. “O presidente Lula prestou especial atenção a esse espaço, a presidenta Dilma também tem especial preocupação com o desenvolvimento do RS e do Porto do Rio Grande. Temos uma série de iniciativas na área da cadeia do petróleo, do agronegócio, que precisam ser alavancados e essa interação que vejo aqui hoje entre administração portuária, universidade e enpresários em prol do aumento da atividade é algo que temos que louvar”, disse.

Segundo ele, a obra de modernização será determinante para o futuro do porto. “Os 1.125 metros de cais, melhorando a capacidade, trazendo a possiblidade de maior profundidade para atracação de navios de maior capacidade certamente será um vetor de aumento de competitividade para o porto e para os que nele operam”, finalizou.

A obra de modernização de 1.125 m de cais do Porto Novo
Uma primeira etapa de 450 metros já foi executada. A segunda etapa abrange 1.125 metros de cais, com trecho de cais avançando em 10 metros. O projeto foi desenvolvido pela SUPRG e entregue a SEP para ser licitado por aquele órgão com recursos do PAC. A Secretaria de Portos da Presidência da República realizou o processo licitatório. O valor a ser investido é de R$ 97 milhões. A previsão é que a obra tenha duração de 18 meses.

O Cais do Porto Novo, construído há 98 anos, será dotado de uma nova estrutura. A nova estrutura permitirá o aprofundamento dessa área operacional, condições para dragar para 14m, e possibilitará que seus Operadores Portuários utilizem novos e maiores equipamentos de carga e descarga de mercadorias.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome