Quinta, 28 Março 2024

publicado originalmente pelo Portal do Agronegócio

Em meio a uma semana conturbada pelo excesso de chuvas em algumas das principais regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, com danos às áreas que tiveram o preparo antecipado, por enxurradas e enchentes dos rios e arroios, o setor orizícola recebeu uma boa notícia: foi assinado o contrato da reforma e ampliação do cais do Porto de Rio Grande (RS). A assinatura para a obra de modernização de 1.125m de cais do Porto Novo aconteceu na última quinta-feira (3/7), com a presença de autoridades nacionais, estaduais e locais.

O superintendente do Porto, Dirceu Lopes, explica que a obra dará ao cais público as condições necessárias para atender o mercado nos próximos 50 anos, tornando-o apto a receber navios de maior calado e utilizar equipamentos capazes de movimentar cargas maiores. O volume de produção do Porto cresceu 19% no primeiro semestre de 2014 e ao longo do ano deverá alcançar 35 milhões de toneladas, com a expectativa de uma movimentação entre 1,2 e 1,5 milhões de toneladas de arroz. A primeira etapa de 450 metros de modernização do cais já foi executada. A segunda etapa abrange 1.125 metros de cais, com trecho avançando em 10 metros. O investimento é de R$ 97 milhões. A previsão é que a obra tenha duração de 18 meses.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, considera esta uma grande notícia para o setor arrozeiro. Segundo ele, a obra gera a expectativa de resolver parte do gargalo logístico que afeta o agronegócio gaúcho. Entende que há muito a avançar no trajeto entre a lavoura e o navio para reduzir custos, ampliar a competitividade, a eficiência e, consequentemente, a renda no campo. "Também, precisamos trabalhar para que seja melhorada a própria estrutura de armazenagem e embarque nos terminais públicos e privados, com o Ship loader para arroz ensacado, além da efetivação do uso de modais ferroviário e hidroviário no escoamento até o Porto", diz Dornelles.

Para ele, a modernização do cais traz um conjunto de benefícios que possivelmente refletirão numa maior presença brasileira no mercado externo, e isso faz bem para toda a cadeia produtiva. "É uma grande vitória. Agora esperamos que a obra seja concluída em 18 meses", reconhece o dirigente arrozeiro.

Segundo Dornelles, alternativas estão sendo planejadas para que as obras não interfiram nos embarques do cereal para outros países. "Dirceu Lopes é um superintendente comprometido com a produção primária. Com o arroz, mostrou-se sensível aos problemas mercadológicos e logísticos e participou de vários eventos do setor como a 24ª Abertura Oficial da Colheita, em Mostardas, sempre apresentando sugestões para melhorar a nossa inserção no mercado", define o presidente da Federarroz.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome