Quinta, 28 Março 2024

Nos seis primeiros meses do ano de 2014, o Porto do Itaqui, no Maranhão, registrou aumento no volume de cargas de 11,5%, quando comparado ao mesmo período de 2013. Foram movimentadas cerca de 8 milhões de toneladas, com destaque para as cargas gerais, que impactaram aumento no volume em 124,5%. A meta traçada para 2014 é de 17 milhões de toneladas.

O mês de junho registrou movimentação de cargas em torno de 1,664 milhões de toneladas. Desde 2003, o Porto do Itaqui não registrava volume tão alto de cargas em um mês mes. Desse total de cargas movimentadas naquele ano (1,6 milhões de tons), 379.395 estavam relacionadas ao minério de ferro. Atualmente, tal volume não consta nas estatísticas do porto maranhense.

Dentre as cargas movimentadas pelo Itaqui constam as gerais, graneis sólidos e granéis líquidos. No primeiro semestre de 2014, entre as cargas gerais que elevaram a movimentação, estão o contêiner, com movimentação de 73% a mais que o registrado no mesmo período de 2013. Destaque também para a celulose, carga que o Itaqui começou a operar esse ano. Comparando a movimentação dessa carga nos últimos dois meses, registra-se um aumento de 70%.

Entre os graneis sólidos movimentados pelo Porto do Itaqui, destaque para o carvão e o milho. Ambos os produtos tiveram variação positiva de 162% e 100% respectivamente. Em análise aos graneis líquidos, o etanol e o GLP apresentaram aumento no percentual de movimentação em torno de 35% e 13%.

As informações são da assessoria de comunicação do Porto do Itaqui.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome