Quinta, 28 Março 2024

publicado originalmente pela Assessoria de Comunicação da Appa

O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) indicou, na reunião desta quinta-feira (17), os nomes dos representantes dos trabalhadores e da classe empresarial que irão compor o Conselho de Administração (Consad) dos portos paranaenses. Outros três nomes foram indicados pelo Governo do Paraná, totalizando cinco membros do Consad. O conselho compõe a nova estrutura organizacional da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina que deixou de ser uma autarquia e passou a ser uma empresa pública.

A mudança de natureza jurídica é reflexo das alterações trazidas pela nova lei dos portos, que estabelece que todos os portos brasileiros devem ser administrados ou por empresas públicas ou por empresas de economia mista.

Com a regulamentação da nova empresa, através do decreto publicado no início deste mês, a Appa passa a ter um Conselho de Administração, um diretor-presidente e outros sete diretores: administrativo-financeiro, de operações portuárias, de engenharia e manutenção, comercial, de meio ambiente, jurídico e do Porto de Antonina.

Consad
A formação do Consad é de três membros indicados pelo Governo do Estado, um membro representando os trabalhadores portuários e um representando a classe dos empresários. Na reunião desta quinta-feira (17), o CAP pôs em votação os nomes para comporem o Conselho.

Como indicados da classe trabalhadora estão Maria do Perpétuo Socorro Oliveira, como membro titular, e Orlei Souza Miranda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport), como suplente. Maria do Socorro é funcionária do quadro efetivo da Appa e membro do CAP.

Já representando a classe empresarial, o G7, que congrega entidades do setor produtivo paranaense, indicou os nomes de Nilson Hanke Camargo e João Arthur Mohr para representarem como titular e vice, respectivamente, a classe empresarial. Os nomes foram acatados por unanimidade pelo CAP. Camargo é funcionário da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Mohr é chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Já as indicações do governo foram os conselheiros José Richa Filho, que é Secretário de Infraestrutura do Paraná; João Vicente Bresolin Araújo, presidente da Ferroeste, e Maria Antonieta Bertinato, que é funcionária da Secretaria de Infraestrutura e Logística. Como suplentes foram indicados Andrea Regina Abrão Martins, da SEIL; Rodrigo César de Oliveira, da Ferroeste e Solange Busnardo Mattiello, também da SEIL.

Diretores
Com a criação da empresa pública, a Appa passa a ter sete diretorias. A antiga diretoria técnica foi subdividida em duas e agora os portos paranaenses contam com um diretor de operações portuárias e um diretor de engenharia e manutenção. Paulinho Dalmaz, que já ocupava o cargo de diretor técnico da Appa desde 2011, passa a ser o novo diretor de engenharia e manutenção. O diretor de operações portuárias ainda não foi nomeado pelo Governo do Paraná.

Foi criada também a diretoria de meio ambiente, para dar suporte a todas as questões ambientais que envolvem a atividade portuária e que hoje demandam muita força de trabalho dentro dos portos brasileiros. Para liderar a equipe ambiental da Appa foi nomeado Marco Aurélio Ziliotto que é engenheiro ambiental e estava trabalhando na SEIL.

Também foi criada a diretoria jurídica da Appa, que será comandada por Jacqueline Wendpap, que estava ocupando o cargo de diretora administrativo-financeira da Appa. Para ocupar esta função foi nomeada a economista Xênia Arnt, que até então era responsável pelo Departamento de Planejamento da Appa.

A diretoria de desenvolvimento empresarial ganhou nova nomenclatura e passa a ser diretoria comercial. Lourenço Fregonese continua no comando do cargo, que tem ocupado desde 2011. Na diretoria do Porto de Antonina permanece Luis Carlos de Souza, que ocupa a função desde março de 2013.

Luiz Henrique Dividino deixa de ser superintendente e passa a ser diretor-presidente da nova empresa, continuando como principal executivo da Appa.

Confira o currículo dos membros do Conselho de Administração da Appa – Consad:

* José Richa Filho (Suplente: Andrea Regina Abrão Martins)
Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduado pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Foi diretor administrativo e financeiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Paraná e diretor administrativo-financeiro da Agência de Fomento do Paraná S.A. Foi secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba. Natural de Londrina, tem 49 anos.

* João Vicente Bresolin Araújo (Suplente: Rodrigo César de Oliveira)
Presidente da Ferroeste, é formado em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em administração, pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (UniFae). Possui ainda especialização pela Université de Pau et des Pays de l'Adour, na França.

* Maria Antonieta Bertinato (Suplente: Solange Busnardo Mattiello)
Maria Antonieta é formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade católica do Paraná (PUC), com especialização em ciências políticas pelo IBPEX. Trabalhou por mais de três décadas na prefeitura de Curitiba. No Governo do Paraná, já passou pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência, onde exerceu o cargo de Diretora de Recursos Humanos. Desde 2013 integra o time da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, como Assessora Técnica responsável pela promoção de ações para implantação e gestão da política de Infraestrutura e logística, centrada no desenvolvimento sustentável.

* Maria do Perpétuo Socorro Oliveira (Suplente: Orlei de Souza Miranda)
Funcionária de carreira da Appa, Maria do Socorro é jornalista, mestre em gestão de portos e transporte intermodal pela Universidade Pontifícia Comillias de Madri. Especialista em gestão industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializada em marketing, também pela UFPR. Integra o CAP de Paranaguá há mais de 20 anos, como conselheira, e foi relatora de diversas comissões especiais, entre elas a que elaborou o PDZPO do Porto de Paranaguá; da tarifa portuária; dragagem; operação portuária, entre outras.

* Nilson Hanke Camargo (Suplente: João Arthur Mohr)
Economista e engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Elaboração e Análise de Projetos pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA). Desde 2001 integra a Federação da Agricultura do Estado do Paraná como assessor técnico-econômico, sendo o representante da entidade para para assuntos referentes a portos, ferrovias e rodovias. É membro do CAP de Antonina.

Confira o currículo dos novos diretores da Appa

* Marco Aurélio Busch Ziliotto – diretor de meio ambiente
Ziliotto tem 49 anos. É engenheiro florestal e ambiental formado pela Universidade federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em planejamento estratégico, gestão empresarial, além de ser especialista em mudanças climáticas e sequestro de carbono.
Já passou por empresas como a Petrobras, onde foi coordenador técnico da rede temática de mudanças climáticas e gás natural, além de ter tido experiências no acompanhamento de acidentes ambientais costeiros. Foi secretario executivo do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do Paraná e, atualmente, ocupava o cargo de assessor técnico de engenharia ambiental na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.

* Xênia Arnt – diretora administrativo-financeira
Economista, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especializações em Finanças e Gerenciamento de Risco. Carreira desenvolvida nas áreas comercial e financeira, com vivência em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Atua na área portuária há sete anos. Na Appa, já exerceu funções na Assessoria da Superintendência, no Patrimônio e Suprimento e, por último, no Departamento de Planejamento.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome