Quarta, 24 Abril 2024

O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de S. Paulo (Selur) e a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) lançam o estudo “Três anos após a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): seus gargalos e superação”.

O levantamento encomendado à PricewaterhouseCoopers (PwC) traz um mapeamento, feito por amostragem, de municípios das cinco regiões geográficas do País e aponta a evolução e os gargalos na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em todo o País.

“Procuramos elaborar uma amostragem, que produzisse minimamente a avaliação das despesas com resíduos sólidos urbanos em municípios brasileiros, comparando os resultados com informações de cidades internacionais, identificando os temas relevantes para implantação da PNRS, além de mostrar também os principais gargalos e desafios enfrentados pelos gestores”, explica Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur e diretor da ABLP.

No total, foram analisadas 52 prefeituras de cinco regiões do País, em três cortes (até 100 mil habitantes, de 101 mil até 500 mil habitantes e de 501 mil habitantes para cima), com IDHM na faixa entre bom e ótimo, fora de regiões metropolitanas (exceto capitais), sem cidades turísticas por apresentarem populações flutuantes e por apresentarem informações cadastradas no SINIR.

A prioridade para a inclusão das cidades foi de, no mínimo duas delas fazerem parte de cada região brasileira (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste); outras nove cidades internacionais foram utilizadas como referência para comparação, além de serem incluídas todas as capitais brasileiras em razão da importância política e influência sobre outros municípios.


Também fazem parte do levantamento, cases de sucesso de cidades nacionais e internacionais, no que diz respeito à gestão dos resíduos sólidos urbanos, dentre as quais podemos citar: Curitiba (PR), Ilhéus (BA), Região Metropolitana De Belo Horizonte (MG), Tóquio (Japão), Barcelona (Espanha), Portugal, São Francisco (Califórnia), dentre outras.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome