Quarta, 24 Abril 2024

A Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) repercutiu, nos últimos dias, matéria publicada pelo site americano Trouthout e republicada pelo Carta Maior vem confirmar a opinião do vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira, em relação às reais possibilidades do shale gás (xisto) para os Estados Unidos.

Em 2012, os oficiais federais estimaram que poderiam ser retirados 13.7 bilhões de barris de petróleo do campo de xisto em Monterey. Agora, Administração de Informação de Energia (EIA) diz que somente 600 milhões de barris de petróleo podem ser retirados usando as tecnologias existentes como tratamento com ácido e fraturamento, a técnica controversa que envolve forçar milhões de litros de água contendo silício e químicos para quebrar formações rochosas.

A estimativa mais nova foi baseada num estudo de 2011 feito pela EIA e assumiu que as técnicas mais recentes de extração fariam com que as reservas de Monterey fossem as mais fáceis de extrair o xisto. Mais fáceis até do que as formações do Texas e da Dakota do Norte, onde a tecnologia do fracking alimentou o boom do gás e do petróleo. Mas parece que as formações geológicas no xisto de Monterey não são tão fáceis assim de ‘furar’ por terem sido impactadas pelas atividades sísmicas.

“Eu tenho um slide que eu tirei da Agência Internacional de Informações Energéticas Americana, que diz que em 2040 os EUA produzirão 1/3 do seu consumo, e dentro dessa produção tem óleo e gás convencional, óleo e gás da recuperação dos campos antigos, e tem o shale gas, ou o gás de xisto que foi decantado como uma maravilha e que os EUA se transformaria na Arábia Saudita etc. etc. Eu desde o começo estou dizendo que isso não existe, que é uma propaganda para sair do sufoco. O gráfico que eu consegui diz claramente que 2040 a produção norte-americana vai ter 1/3 do seu consumo e o gás de xisto vai ser um 1/3 desta produção”, conclui Fernando Siqueira.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto