Quinta, 31 Outubro 2024

Inovação de valor através das redes de negócios

Como já mostravam projeções do futuro papel dos Condomínios Logísticos, quando do seu surgimento na década de 90, hoje, armadores de porte, como Maersk, CMA CGM e MSC, já atuam como terminais logísticos e oferecem transporte e despacho. A DPW criou uma empresa de NVOCC, para agrupamento de pequenas cargas dentro de um só contêiner. Ou seja, como estratégia de tornar mais ágil a verticalização da logística do comércio internacional, a distribuição física, da tecnologia e Inteligência Artificial (IA), impulsiona a personalização da armazenagem até o cliente final.

Condomínio logístico Dad 15JAN2024Foto: Litoral Empreendimentos

Veja mais
* Condomínios logísticos e as práticas ESG

Trata-se de maior segurança, menor tempo na entrega e baixo custo final da logística integrada, como eficiência exigida pela competitividade empresarial. Consequentemente, uma tendência de crescimento que há muito já ocorre, agora, com mais atração e vários atores multinacionais entrando no jogo, integrados por tecnologias inovadoras. Assim, amplia a extensão, promove parcerias e mais flexibilidade, na distribuição, num crescendo, complexa e sincronizada, da origem ao destino.

Veja ainda
* Maersk anuncia ventos bons para o Porto de Santos

Essa tendência irreversível consolida o conceito de armazenagem inteligente, com movimentação e gestão informatizadas. Um padrão de fluxos otimizados, tomadas de decisão em tempo real e melhor atendimento aos clientes. Um processo de mão dupla, na ótica das expectativas, na origem e no destino. Considerando a ampla extensão do Brasil, com muito a ser feito para agregar mais produtividade à sua logística, especialmente no Norte e Nordeste, e na formação de uma filosofia integrativa, tem destaque o papel do marketing de inovação orientado para o cliente e ao ambientalismo.

Veja também
* Novidades no marketing digital para 2023

Para alcançar os objetivos corporativos estratégicos, na otimização da eficiência e da eficácia, no suprimento e na distribuição, com práticas que preservem a natureza, o marketing precisa conhecer e compreender o cliente muito bem. Desse modo, introduzir uma nova cultura empresarial na atividade do Condomínio Logístico, de forma a otimizar o paradigma tecnológico e promover agilidade operacional sustentável. Ou seja, maximizar o atendimento, criando valor ao consumidor, com o mínimo de estoque armazenado e controlado, de produtos com origem em lugares especialmente afastados.

Veja mais
* Onde a logística reversa pode ser utilizada

Participar dessa mudança comercial acelerada se traduz por uma nova mentalidade entre os atores de marketing, orientada à imagem da marca para relacionamentos de clientes. Dessa forma, a marca deixa de ser uma ilustração, para ser medida do capital de relacionamento. Ou seja, a Internet no papel de b-web da marca agrega várias nuanças ao negócio, como uma assembleia de interessados em negociar livremente e inovar valor aos bens.

Veja ainda
* Guia Condomínios Logísticos facilita decisão na distribuição de mercadorias

Portogente entende que a distribuição física tem papel relevante na evolução dos arranjos sociais e pactua com o pensador Manuel Castells: “a Internet é o tecido de nossas vidas”. Ampliando esse debate, a partir da próxima semana, às terças-feiras, o editorial do Portogente terá foco no jornalismo dos Condomínios Logísticos.

Veja também
* Condomínios Logísticos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!