Sábado, 20 Abril 2024
publicado originalmente pelo G1 Rondônia

O cultivo de soja transgênica em Rondônia tem aumentado, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar de não haver números concretos sobre a produção, o órgão aponta como principal motivo o interesse dos compradores, e consequentemente, o escoamento do grão pelo Rio Madeira. Para 2014, a Embrapa prevê a plantação de mais de 200 mil hectares de soja no estado. No entanto, não sabe precisar quanto desta produção é de soja transgênica.

O engenheiro agrônomo da Embrapa Frederico Botelho explica que a soja transgênica é mais uma opção dentro do processo de produção do grão, porém, mais resistente a um herbicida, frequentemente utilizado no controle a plantas daninhas. “É uma modificação genética que acontece no DNA da planta que confere a ela resistência ao glifosato, ou seja, com a transgênica fica mais fácil controlar as ervas daninha sem afetar a soja”, explica.

Botelho ressalta que por causa da proximidade do Porto de Porto Velho, os produtores da região conseguem melhores preços na soja. Sobre o custo de produção entre a soja transgênica e convencional, Botelho diz que é relativo, pois depende da região e do preço do herbicida.

Durante um dia de campo, a Embrapa, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) - campus de Ariquemes (RO) apresentou 23 cultivares de soja, dos quais 10 são transgênicos. “A ideia é mostrar para produtores e alunos novas opções de cultivares de soja. Aqui o produtor poderá escolher a que melhor se encaixa às condições de sua propriedade”, explica Botelho.

Fabio Dias, produtor rural de Rio Crespo (RO), acompanhou o dia de campo para aprender sobre novas tecnologias da soja transgênica. Dias reside no estado desde 2009, e trabalha com soja. No ano passado deixou de trabalhar com o grão convencional e apostou na soja transgênica. “O controle do mato é mais fácil com a transgênica, e as pesquisas estão todas voltadas para ela”, ressalta o produtor.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome