Terça, 23 Abril 2024

publicado originalmente pela assessoria de imprensa da Praticagem de Santos

Os eventuais prejuízos que poderiam resultar do fechamento do Porto de Santos, no litoral paulista, por mais de 30 horas no último final de semana puderam ser minimizados pela operação desenvolvida pela Praticagem de Santos. O trabalho concentrado de coordenação de tráfego possibilitou a realização de 34 manobras em um período de doze horas, no sábado, dia 5 de julho, durante o período em que o Porto esteve aberto. À noite, houve nova interdição, que se alongou até às 09h55. Os 10 navios que permaneciam em espera foram manobrados em um intervalo de quatro horas.

“A Praticagem está preparada, com recursos humanos e tecnológicos, para garantir agilidade e atender às necessidades do Porto. Esta foi uma das situações passíveis de ocorrer, que demandam ações efetivas para reduzir, e muito, o os prejuízos da cadeia produtiva do Porto”, comentou o presidente da Praticagem, Paulo Barbosa.

O Porto foi fechado à navegação às 11h07 de sexta-feira, quando a forte neblina comprometia a visibilidade ao longo de todo o canal de navegação, permanecendo assim, praticamente, até às 11h50 do dia seguinte. Na manhã de sábado, quando a neblina começou a se dissipar, a Praticagem iniciou o planejamento das manobras a realizar logo que o tráfego fosse restabelecido.

Foram consideradas todas as circunstâncias, como porte e calado dos navios, condições do mar, marés e ondas, local das manobras, número de rebocadores e amarradores disponíveis. As confirmações das manobras recomeçaram às 11h50, após a liberação do tráfego pela Capitania dos Portos do Estado de São Paulo.

Buscou-se realizar, com segurança, o máximo de manobras possível no menor tempo, a fim de atender às diversas solicitações de entrada e saída de navios, já que havia a previsão de ocorrência de novo período de baixa visibilidade, decorrente de cerração, o que efetivamente ocorreu à noite.

No domingo (06), após a reabertura do tráfego, os dez navios que permaneciam em espera foram manobrados em um intervalo de quatro horas. Até às 23h00 de domingo, mais 20 embarcações foram movimentadas, totalizando 30 manobras em doze horas, quando o tráfego voltou às condições de normalidade.

Em média, ocorrem 32 manobras a cada período de 24 horas no porto santista. Eventos como este, ocorrido no último final de semana, demonstram a importância da manutenção da estrutura da Praticagem em nível compatível com o pico da demanda, e não apenas com a média, como ocorre em diversos setores.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome