Sexta, 19 Abril 2024

Caros leitores,
Hoje, na continuidade no tema “fatores que influenciaram o comércio internacional” abordaremos o surgimento da embalagem.

**********************************

* Os fatores do desenvolvimento do comércio internacional
* Os fatores do desenvolvimento do comércio internacional (2)

A dificuldade de transportar as mercadorias adequadamente para assegurar a qualidade e a quantidade surgiu já nas primeiras navegações comerciais dos fenícios.

Como o comércio ainda era de pequena escala e devido ao reduzido número de consumidores evidentemente os volumes eram incipientes quando comparados com as transações atuais. Outro fato que limitava as trocas comerciais era a renda das populações, extremamente pequena, onde prevalecia o escambo local das mercadorias ali produzidas. Assim, os consumidores se resumiam a nobreza que tinham dinheiro e sabiam apreciar os produtos oferecidos pelos fenícios.

Os naufrágios descobertos no Mar Mediterrâneo possibilitaram o conhecimento de como as mercadorias eram acondicionadas, pois foram encontradas amphoras de cerâmica que transportavam azeite de oliva e cereais, principalmente o trigo.

Posteriormente, já na época das grandes navegações, a barrica ou pipa de madeira ou aros de ferro, mais resistentes que a cerâmica foram utilizadas intensamente no transporte de praticamente todos os produtos secos e molhados. O grandes toneis de aproximadamente 1.000 quilos deu origem ao nome toneladas, cuja quantidade transportada pela embarcação determinava sua arqueação.  
 

Amphoras de cerâmica

Referência bibliográfica
http://www.websters-online-dictionary.org/

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome