Segunda, 27 Julho 2009 21:00

O Porto de Zarate no Baixo Rio Paraná

  •    

Caros leitores,

Hoje, falaremos das características do porto fluvial de Zarate.

 

*************************

 

O Porto de Zarate é um porto fluvial e está localizado a aproximadamente 90 quilômetros a montante de Buenos Aires, isto é acima, no Rio Paraná de Las Palmas, um braço do Paraná. Está localizado no centro da região industrializada da Argentina.

 

O Terminal de Zarate S.A. foi construído em associação da Murchison da Argentina e a Cotia Trading do Brasil, empresas com larga e reconhecida trajetória em operações portuárias, transporte, logística e outros serviços de cargas. 

 

O terminal de Zarate é especializado no embarque de automóveis e movimentação de contêineres

 

Localizado no km 111 da hidrovia do Paraná e a 91 quilômetros de Buenos Aires pela Rota Nacional nº 9, o Parque Industrial de Zarate também tem acesso ferroviário das concessionárias NCA – Nuevo Central Argentino, e a ex-Mesopotâmico (- Ferrocarril Mesopotámico General Urquiza) e a ex- BAP (Ferrocarril Buenos Aires AL Pacífico General San Martín), hoje o  braço argentino da ALL-América Latina Logística.

 

O acesso fluvial ao Porto de Zarate é feito pelo Canal Emílio Mitre, o qual se conecta aos canais Intermédio e Índio até o Forte Ponton onde se localiza a estação dos práticos Recalada. O Porto de Zarate está a 7 horas de navegação do Oceano Atlântico e a 4 horas do Porto de Buenos Aires. O calado natural na área portuária é de 35 pés, ou seja, 10,67 m, muitas vezes limitadas pelas condições de profundidade dos canais do Rio de La Plata.

 

Carta náutica do Rio Paraná no seu trecho final, próximo

à foz no Rio de La Plata

 

Pátio de automóveis para a exportação

 

O Terminal Zarate S.A. dispõe de grandes pátios para a movimentação, armazenagem e fiscalização de mercadorias, principalmente veículos e contêineres.

 

Pátios pavimentados, cercados, demarcados e iluminados

Veículos

700.000 m2

Contêineres

100.000 m2

Pátios fiscais

300.000 m2

 

 

O Porto de Zarate ainda conta com outros terminais que movimentam diversos tipos de mercadorias como minerais, produtos químicos, fertilizantes, produtos siderúrgicos, bobinas de papel e cereais, principalmente trigo e soja.

 

Instalações portuárias da Celulosa Argentina S. A. em Zarate

 

 

Referências bibliográficas

Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.

 

http://www.nuestromar.org/servicios/puertos/puertos_fluviales/pto_zarate

 

http://www.antf.org.br/docs/br/ALL.pdf