Sexta, 26 Abril 2024

O Porto de Rosário é um porto fluvial e está localizado entre os quilômetros 413 a 420 do Rio Paraná, a montante de Buenos Aires, isto é, rio acima, na Província de Santa Fé. Sua posição é estratégica, próxima ao centro da produção de grãos da nação argentina.

O Ente Administrador Puerto Rosario (Enapro) foi criado em 1993. Exerce a função de autoridade portuária provincial e administra toda a atividade portuária. A Enapro é responsável pela manutenção das redes de serviços e apoio às operações portuárias como linhas e pátios ferroviários, acessos e circulação interna de veículos rodoviários no porto local, assim como iluminação, energia, água potável e descarte de esgotos e serviços contra incêndios. 

O acesso fluvial ao Porto de Rosário é o mesmo que chega ao Porto de Zarate, isto é, pelo Canal Emílio Mitre, o qual se conecta aos canais Intermédio e Índio até o Forte Ponton, onde se localiza a estação dos práticos Recalada. O canal de navegação do Porto de Rosário tem profundidade que varia de 8,5 metros (28 pés) a 9,8 metros (32 pés) e as instalações portuárias de 7 a 10 metros junto ao pé do cais. Entretanto, essas condições variam ao longo dos canais de navegação desde o Rio de La Plata, assim como do regime das águas da Bacia do Prata ao longo dos anos.

O Complexo Granario de Rosário é composto por múltiplos terminais graneleiros: oito unidades da Federação Argentina de Cooperativas Agrárias (Faca) e as unidades da Genaro Garcia, Punta Alvear e da Louis Dreyfus, entre outras empresas. De acordo com a Enapro, a região do Porto de Rosário movimenta aproximadamente 15 milhões de toneladas de grãos e derivados como peletes, farelos e óleos vegetais. 

Referências bibliográficas

Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.

http://www.puertosdeargentina.com.ar

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome