Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores,

Hoje, falaremos do Porto de La Plata, localizado a 50 km a jusante de Buenos Aires.

 

*************************

 

Além do Porto de Buenos Aires, o principal porto argentino, o estuário do Rio da Prata conta também com o Porto de La Plata, localizado a 50 quilômetros a jusante, isto é, em direção ao Oceano Atlântico. O Porto de La Plata movimenta principalmente derivados de petróleo e produtos siderúrgicos produzidos na refinaria e usinas próximas.

 

Puerto de La Plata localizado a 50 km a jusante de Buenos Aires

 

O Porto de La Plata utiliza os mesmos canais de navegação que atendem o Porto de Buenos Aires, ou seja, o Canal Intermédio e Canal Índio até o Forte Ponton, onde se localiza a estação dos práticos Recalada, cuja experiência permite uma navegação com segurança através das correntezas, bancos de areia e fortes ventos, condições predominantes no estuário do Rio de la Plata e seus afluentes, Rio Paraná e Rio Uruguai, foz da enorme Bacia do Prata.

 

Em função dessas características externas, o Porto de La Plata está limitado a navios calado de até 8 metros, nas instalações internas do porto, darsenas e docas, assim como no canal de acesso protegido dos ventos e ondas do quadrante sul pelo molhe de proteção com 7.660 metros de extensão.

 

Essa limitação de calado, que restringe a frota de navios mercantes que podem freqüentar o Porto de La Plata, gerou novo projeto de um porto moderno para navios full contêineres. Uma parceria com um grupo filipino, que opera diversos terminais de contêineres no mundo, inclusive o do Porto de Suape em Pernambuco, irá construir no Porto de La Plata um novo terminal para navios com 13 metros de calado.

 

Com essa nova condição, o Porto de La Plata deverá se ter o principal terminal de contêineres de toda a Argentina, suplantado as condições do Porto de Buenos Aires.

 

A carta náutica do Porto de La Plata mostra a

área de fundeio, canal de acesso, molhe de

proteção e as darsenas com os cais de atracação

 

O Porto de La Plata

 

 

Referências bibliográficas

Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.

 

http://www.nuestromar.org

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome