Segunda, 04 Agosto 2008 21:00

Urbano Caldeira

Escrito por 
Urbano Villela Caldeira Filho foi um ser humano de alma notável, um boêmio nato, solteirão, amante da noite, do sereno e das intermináveis

Urbano Villela Caldeira Filho foi um ser humano de alma notável, um boêmio nato, solteirão, amante da noite, do sereno e das intermináveis serestas ao luar no Largo do Rosário, gostava de praticar esportes e era um destacado folião na época do tríduo de Momo, ocasião em que saía às ruas vestido de mulher com um lenço amarrado na cabeça, violão debaixo do braço e vivia a vida com intensidade e muita alegria.

 

Foi um exemplar funcionário público federal, trabalhou na antiga Alfândega de Santos, no mesmo prédio onde hoje funciona a nova repartição federal, na Praça da República, em Santos.

 

Amava muito, mais muito mesmo o Santos Futebol Clube – diziam os amigos mais íntimos, que o Santos era a sua namorada predileta. Urbano era um sujeito alto, forte, que pisava firme por onde passava, olhando sempre para o alto. Chegou no time santista em 1913, passando a jogar como zagueiro e depois que parou com o futebol, decidiu treinar o time principal de seu clube de coração.

 

Aonde ele ia, ia sempre de bengala e chapéu palheta. Era um cidadão elegante e muito educado, tinha preferência pela cor branca, usava muitos ternos de linho branco e sapatos da mesma cor. Todos o respeitavam e o admiravam. Foi ele um dos fundadores do Bloco Flor do Ambiente. Como técnico, sua melhor fase foi quando a partir de 1924, montou a equipe que ficou conhecida no ano de 1927, como o time do ataque dos 100 gols, esquadrão esse que tinha: Omar, Camarão, Feitiço, Arakén e Evangelista.

 

Depois que esse time se desfez, ele ainda se manteve como treinador da equipe santista e também como vice-presidente, mas sem muito entusiasmo. Urbano Caldeira faleceu devido a uma pneumonia que contraiu no Carnaval carioca, com 43 anos em São Vicente, em 13/03/1933. O Bloco Flor do Ambiente, com sua morte, foi extinto pelos amigos em respeito a sua memória.