Confira 5 dicas de como a IA pode auxiliar na Intralogística

Estratégias trazem às empresas soluções mais ágeis, precisas e capazes de responder rapidamen...

Leia mais

Mercado offshore avança em infraestrutura e promoção de bem-estar dos colaboradores

Setor em expansão investe em benefícios e iniciativas para atenuar os desafios do trabalho embar...

Leia mais

No artigo dessa semana, iremos apresentar um problema que surge em função da urbanização e que proporciona o aumento das inundações cada vez mais frequentes nas cidades brasileiras: a impermeabilização do solo.

* Captação de Água da Chuva 
* Turbinas eólicas de pequeno porte 
* Ordenamento Urbano – Cidades Sustentáveis

A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.

Para entendermos melhor este problema é apresentada, na figura abaixo, a imagem de uma bacia hidrográfica, onde se observa que toda a água de chuva que cai na região converge para o ponto A.


Figura 01 – Representação de bacia hidrográfica

Se considerarmos que áreas dentro dessa bacia hidrográfica foram impermeabilizadas, a água é impedida de infiltrar no solo e, consequentemente, diminui seu tempo de escoamento entre o ponto mais alto da bacia hidrográfica e a área à jusante da mesma.

Este processo aumenta a possibilidade de ocorrência de enchentes nas áreas próximas ao ponto A (figura 1), pois dificulta a capacidade natural que o solo possui de reter a água, como ilustrado na figura 2, onde é possível ver a força de uma enxurrada em uma escada impermeabilizada.


Figura 02 – Escada após forte chuva: elevado nível de impermeabilização

Para ilustrar o aumento de impermeabilização do solo, é apresentada uma análise temporal de uma bacia hidrográfica no estado do Paraná (figura 3), mostrando que no decorrer dos anos a bacia hidrográfica se tornou cada vez mais urbanizada e, consequentemente, mais impermeabilizada.



Clique para ver em tamanho ampliado - Figura 03: Análise temporal
(Bacia hidrográfica do rio Atuba, Paraná) – (vermelho: mais
impermeabilizado)

A impermeabilização do solo altera o meio ambiente, permitindo que a água escoe rapidamente. Isto facilita a ocorrência de enchentes, mesmo com uma chuva menos intensa.

Existem ações como a captação de água de chuva (apresentada no artigo anterior) que amenizam este problema, lembrando que nós somos parte do meio ambiente que vivemos e que nossas ações estão diretamente relacionadas a tudo o que ocorrer dentro do mesmo.

Referências
Acessados em 30/08/2011
http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0213.pdf

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Notícias